A organização sem fins lucrativos MLK Boston divulgou os cinco projetos finalistas para um monumento aos líderes dos direitos civis Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. Os finalistas incluem uma série de escritórios como Adjaye Associates, Maryann Thompson Architects e MASS Design Group, bem como artistas como Yinka Shonibare, Barbara Chase-Riboud e Walter Hood. Conforme relatado pela Curbed Boston, a cidade está trabalhando com a MLK Boston para tornar o monumento parte de uma iniciativa maior que inclui um centro educacional em Roxbury e uma dotação de US$ 1 milhão para programação relacionada aos Kings.
Os cinco projetos finalistas serão expostos no Edifício Municipal Bolling, na Praça Dudley, em Roxbury, e na Biblioteca Pública de Boston, em Copley Square, até 16 de outubro. Os projetos são feitos para reformular a experiência do parque público mais antigo da América. Como o prefeito Marty Walsh disse, “cada uma dessas cinco propostas realiza um grande trabalho em homenagear Dr. Martin Luther King, Jr. e Coretta Scott King, seus ideais, ensinamentos e valores. Estou ansioso para ouvir a resposta do público a cada proposta e reunir seus comentários sobre qual projeto melhor exemplifica o profundo impacto que os Kings tiveram na cidade de Boston.” O projeto final está previsto para ser selecionado em novembro.
Adam Pendleton, Adjaye Associates, David Reinfurt and Future\Pace
O artista Adam Pendleton juntou-se ao arquiteto David Adjaye, ao designer gráfico independente David Reinfurt e à parceira cultural internacional Future\Pace para criar uma proposta informada pelo discurso final do Dr. King: "Estive no topo da montanha". O memorial é um mirante em pedra negra, projetando-se da Beacon Street para abraçar a Common. A partir do topo do memorial, os visitantes são convidados a contemplar o parque municipal mais antigo da América e as novas esculturas montanhosas dispostas abaixo, que juntas compõem um anfiteatro radical. No gramado, esculturas em pedras inclinadas gravadas com as palavras dos reis, atuam como terreno e fornecem assentos.
MASS Design Group and Hank Willis Thomas
O MASS Design Group junta-se ao artista conceitual Hank Willis Thomas para criar o “The Embrace”, um memorial em bronze que visa aproximar as pessoas. O projeto inclui braços de mais de 6 metros de altura do Dr. King e Coretta Scott para lembrar os transeuntes de uma conexão humana compartilhada. O memorial envolverá os participantes, permitindo que eles sejam simultaneamente vulneráveis e protegidos. Ao destacar o ato de abraçar, essa escultura muda a ênfase do culto ao herói singular para a ação coletiva, implorando àqueles curiosos o suficiente para investigar mais de perto. Uma parede com a imagem icônica que inspirou The Embrace acentuará a fachada externa e marcará a entrada para a Praça Dudley.
Wodiczko + Bonder, Maryann Thompson Architects and Walter Hood
A parceria baseada em Cambridge, Wodiczko + Bonder, se junta à prática de arquitetura da Maryann Thompson Architects e do artista urbano Walter Hood em sua proposta “Efeitos ondulatórios: ressonância de vozes, história, amor e ação”. O projeto inclui a Beacon Towers para simbolizar a presença contínua, inspiração e impacto da liderança moral e social dos reis. Emanando das Torres estão as ondulações que evocam o "efeito cascata" das palavras, ações e liderança dos reis. O Mound cria uma jornada “para o topo da montanha” culminando em uma plataforma deliberadamente vazia e sombreada concebida para criar uma comunidade pública de visitantes engajados. A “ponte” que leva do 54º Memorial através do Common as Torres do Farol está inscrita com uma cronologia de eventos emancipatórios.
Barbara Chase-Riboud
A artista abstrata Barbara Chase-Riboud criou o "Monumento do Púlpito Vazio" como uma dedicação a Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. Feito de luz, pedra e bronze, o projeto apresenta uma pirâmide de pedra truncada representando a missão e colaboração do casal. Em cima, um farol de holofote representa a mensagem destes no topo da montanha que escalaram juntos. O memorial é inspirado em um púlpito de madeira do século XVII, remetendo ao primeiro de Martin Luther e simbolizando a voz silenciada de MLK Jr. O granito indiano serve de homenagem ao movimento de não-violência de Gandhi e dentro da passagem está gravada uma linhagem histórica da diáspora. Uma série de "ondas", colinas verdes onde o público pode passear, cercará o memorial. Citações adicionais dos Reis serão estampadas em placas de bronze embutidas nas colinas.
Yinka Shonibare and Stephen Stimson Associates
Yinka Shonibare é uma artista com trabalhos que exploram questões de raça e classe através de mídia como a pintura, escultura, fotografia e cinema. Intitulado Avenue of Peace, seu projeto com Stephen Stimson Associates é uma passarela memorial, e escultura d'água. O memorial interativo foi feito para envolver o público com a história da vida e da missão dos reis através de 22 bancos inscritos e um aplicativo que os visitantes podem baixar. O público é convidado a viajar ao longo da avenida e sentar-se nos bancos de pedra que revestem a passarela para aprender sobre a dupla e suas histórias. Em direção ao centro da avenida haverá uma fonte alta coberta de mosaico colorido, situada no meio de uma piscina oval contínua forrada com granito preto. O projeto em mosaico incorpora os nomes do casal ao lado de ramos de oliveira que lembrarão os espectadores da paz.